Os primeiros métodos estruturados de ensino da música começaram a se consolidar no século XIX

com autores como Dalcroze, Kodály e outros pedagogos que propuseram formas ativas de aprender música.

Esses métodos se baseiam em ensinar por meio da música e não apenas sobre a música, enfatizando a escuta, o corpo e a prática.

Além disso, cada abordagem traz um posicionamento teórico fundamentado em reflexões filosóficas, psicológicas, sociológicas, antropológicas e pedagógicas.

Teoria Musical: uma abordagem ativa e integrada.

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A Música Antes da Partitura

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Escutar é o

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primeiro passo para

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aprender música.

Iniciando sua Jornada Musical

Nesta primeira aula, você será convidado a escutar com atenção, com o corpo e com o tempo.
A teoria musical será apresentada como experiência viva — antes da escrita, vem a escuta.

Vamos explorar os quatro parâmetros do som: altura, duração, intensidade e timbre, de forma sensível e prática.
Você também será guiado por exercícios de
ritmo no corpo, melodia vocal e percepção sonora,
criando uma relação autêntica com a música.

A proposta é simples: começar com o que você sente e a teoria virá como consequência.


Introdução ao sensível:

Nesta primeira aula, vamos desacelerar o olhar racional e abrir os ouvidos da experiência. Você será convidado(a) a escutar sons diversos sem julgá-los como “bons” ou “certos”, mas sentindo como eles se movem no corpo e no tempo.