Teoria Musical

Um teclado antigo com as letras vvvvvvvvvvvvvvvvvvvv vvvv

Teoria Musical


A teoria musical é um campo de estudo que se debruça sobre os aspectos estruturais e funcionais da música. Abordando desde a notação até as complexas interações harmônicas, essa disciplina é essencial para a compreensão plena da música, tanto na sua criação quanto na sua análise.


Uma das principais áreas de estudo dentro da teoria musical é a harmonia. Segundo Kostka e Payne (2012), a harmonia é definida como "o estudo de como os acordes são formados, organizados e compreendidos no contexto musical" (p. 29). As progressões harmônicas, por exemplo, são fundamentais para a construção de uma peça musical e podem evocar emoções e sensações específicas no ouvinte.


Além da harmonia, outro aspecto crucial é a melodia. A melodia pode ser entendida como "uma sequência linear de notas que é percebida como uma unidade" (Benward & Saker, 2009, p. 15). A construção melódica, por sua vez, envolve uma série de elementos, incluindo ritmo, intervalo e dinâmica, que trabalham em conjunto para criar uma identidade musical única.


É importante também considerar o papel do ritmo em conjunto com a melodia e a harmonia. O ritmo organiza os sons no tempo e pode ser descrito como "a pulsação que dá vida à música, permitindo que a notação e a performance tenham um sentido prático" (Thompson, 2012, p. 48). Este elemento é, frequentemente, o que permite que uma composição musical ressoe emocionalmente com o ouvinte.


A análise musical, por outro lado, é uma ferramenta crítica para a compreensão da teoria musical em um nível mais profundo. Conforme aponta Caplin (2013), a análise musical "ajuda a revelar a estrutura interna de uma composição e a forma como os diferentes elementos interagem entre si" (p. 102). Essa prática é fundamental não apenas para a educação musical, mas também para a apreciação crítica da música.


Ao estudar teoria musical, vamos nos aproximar da psicologia da música, que estuda a forma dos aspectos da música e emoção, como por exemplo a disciplina de música e cognição, que estuda em como o cérebro processa a música. Considerando o contexto desse texto, podemos nos aproximar de Carroll (1993), que nos orienta sobre os efeitos e destaca os nove fatores os quais são responsáveis pela capacidade receptiva nos seres humanos:


1- Limiar de audição e fala.
2- Discriminação de som e fala.
3- Percepção de música e de sons musicais.
4- Resistência à atração do estímulo auditivo.
5- Segmento temporal.
6- Manutenção e julgamento do ritmo.
7- Memória para padrões de som.
8- Sonoridade absoluta.
9- Localização do som.- Limiar de audição e fala.
2- Discriminação de som e fala.
3- Percepção de música e de sons musicais.
4- Resistência à atração do estímulo auditivo.
5- Segmento temporal.
6- Manutenção e julgamento do ritmo.
7- Memória para padrões de som.
8- Sonoridade absoluta.
9- Localização do som.

Esses fatores contribuem para o entendimento musical do cérebro.


Na teoria de Willian Caplin focada na análise formal da música tonal, se relaciona com os noves fatores de percepção de Carroll, que estuda em como a música é percebida e compreendida pelo ouvinte. O estudo da teoria musical vai além de aprender a ler partitura, ele implica o musico em perceber a sua criação, execução e em como a sua música está sendo percebida pelo ouvinte.


Em suma, a teoria musical é uma disciplina rica e multifacetada. Compreender seus diferentes aspectos — harmonia, melodia, ritmo e análise é essencial para qualquer músico ou estudante de música. Como discutido por diversos autores na área, cada elemento desempenha um papel vital na forma como a música é composta, executada e percebida.


Por essa e muitas outras informações no estudo da música em diversos contextos e áreas de estudo... a Sanvit aula orienta o seu ensinar na metodologia ativa.



Referências:


- Benward, B., & Saker, M. (2009). Music in Theory and Practice. New York: McGraw-Hill.

- Caplin, W. (2013). An Introduction to Music Analysis*. New York: Oxford University Press.

- Kostka, S., & Payne, D. (2012). *Tonal Harmony*. New York: McGraw-Hill.

- Thompson, W. F. (2012). *Music, Thought, and Feeling: Understanding Emotion in Music*. New York: Oxford University Press.


Um close de uma pessoa tocando violão
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