Guia Interno Sanvit Aula
Acolhimento e Prevenção da Evasão no Ensino Musical por Hobby
Perfil do Público Sanvit Aula
A maioria dos alunos da Sanvit Aula não buscam a profissionalização musical. Eles vêm pela experiência, pelo prazer, por um sonho antigo, por expressão emocional, ou para cantar com mais segurança em igrejas, karaokês ou com amigos. Nosso desafio pedagógico é manter o vínculo mesmo quando a rotina aperta, a motivação oscila ou o progresso parece invisível.
Hobby
Paixão
Referencia
Necessidade
Diagnostico
Por que alunos por hobby desistem?

Alguns exemplos:

1.
Desmotivação por falta de progresso percebido.
2.
Expectativas desalinhadas.
3.
Vida corrida / cansaço emocional.
4.
Vida corrida / cansaço emocional.
Por que alunos por hobby desistem?
Desmotivação por falta de progresso percebido:
"Sinto que não saio do lugar." "Acho que não tenho dom."
Expectativas desalinhadas: "Achei que fosse aprender mais rápido." "Só queria tocar umas músicas."
Vida corrida / cansaço emocional:
"A aula é o meu momento, mas às vezes eu tô exausto." Vergonha ou insegurança" "Todo mundo toca melhor que eu." "Tenho medo de errar."
Vida corrida / cansaço emocional:
"A aula é o meu momento, mas às vezes eu tô exausto."
Vergonha ou insegurança:
"Todo mundo toca melhor que eu." "Tenho medo de errar."
Mudança de foco ou prioridade:
"Agora não é o momento, depois eu volto."
Estratégias da Sanvit para Prevenir a Evasão
Desmotivação por falta de progresso percebido:
"Sinto que não saio do lugar." "Acho que não tenho dom."
Expectativas desalinhadas: "Achei que fosse aprender mais rápido." "Só queria tocar umas músicas."
Vida corrida / cansaço emocional:
"A aula é o meu momento, mas às vezes eu tô exausto." Vergonha ou insegurança" "Todo mundo toca melhor que eu." "Tenho medo de errar."
Vida corrida / cansaço emocional:
"A aula é o meu momento, mas às vezes eu tô exausto."
Vergonha ou insegurança:
"Todo mundo toca melhor que eu." "Tenho medo de errar."
Mudança de foco ou prioridade:
"Agora não é o momento, depois eu volto."
Estratégias da Sanvit para Prevenir a Evasão
1. Apresentações simbólicas
- Proponha gravações ou encontros musicais afetivos.
- Ajude o aluno a ver e ouvir sua própria evolução.
- Envolva quem é importante para ele.
2. Mostrar evolução com micro vitórias
- Grave pequenos vídeos de antes e depois.
.- Diga: "Percebe como agora você faz a troca de acordes com mais segurança?"
- Reforce o tempo investido:
"Isso que você conquistou é seu!, não é perdido"
3. Crie trilhas personalizadas de aprendizado
- Inclua músicas que fazem sentido para o aluno.
- Lance desafios afetivos: "Vamos executar essa música pro seu filho?"
- Faça o repertório ter história.
4. Adaptar a metodologia ao tempo real. Simplifique, sem infantilizar.
- Acolha pausas:
"Você não perdeu o ritmo. A música continua
dentro de você."
- Mantenha o vínculo:
"A gente tá aqui quando quiser voltar, com tudo."
5. Trabalhar afeto e autoestima
- Reforce: "Errar é ensaio, não fracasso."
- Elogie o processo:
não apenas o resultado.
- Crie um clima leve:
música é também descanso, as vezes o aluno
mais vai conversar do que praticar