Guia Interno Sanvit Aula

 Acolhimento e Prevenção da Evasão no Ensino Musical por Hobby

Perfil do Público Sanvit Aula



A maioria dos alunos da Sanvit Aula não buscam a profissionalização musical. Eles vêm pela experiência, pelo prazer, por um sonho antigo, por expressão emocional,  ou para cantar com mais segurança em igrejas, karaokês ou com amigos. Nosso desafio pedagógico é manter o vínculo mesmo quando a rotina aperta, a motivação oscila ou o progresso parece invisível.

Hobby

Paixão

Referencia

Necessidade

Diagnostico

Por que alunos por hobby desistem?

Alguns exemplos:

1.

Desmotivação por falta de progresso percebido.

2.

Expectativas desalinhadas.

3.

Vida corrida / cansaço emocional.

4.

Vida corrida / cansaço emocional.

Por que alunos por hobby desistem?


Desmotivação por falta de progresso percebido: "Sinto que não saio do lugar." "Acho que não tenho dom."
Expectativas desalinhadas: "Achei que fosse aprender mais rápido." "Só queria tocar umas músicas."
Vida corrida / cansaço emocional: "A aula é o meu momento, mas às vezes eu tô exausto." Vergonha ou insegurança" "Todo mundo toca melhor que eu." "Tenho medo de errar."

Vida corrida / cansaço emocional: "A aula é o meu momento, mas às vezes eu tô exausto."
Vergonha ou insegurança: "Todo mundo toca melhor que eu." "Tenho medo de errar."
Mudança de foco ou prioridade: "Agora não é o momento, depois eu volto."

Estratégias da Sanvit para Prevenir a Evasão

1. Apresentações simbólicas
- Proponha gravações ou encontros musicais afetivos.
- Ajude o aluno a ver e ouvir sua própria evolução.
- Envolva quem é impor
tante para ele.





2. Mostrar evolução com micro vitórias

 - Grave pequenos vídeos de antes e depois.
.
- Diga: "Percebe como agora você faz a troca de acordes com mais segurança?"
- Reforce o tempo investido:  "Isso que você conquistou é seu!, não é perdido.


3. Crie trilhas personalizadas de aprendizado

- Inclua músicas que fazem sentido para o aluno.

- Lance desafios afetivos: "Vamos executar essa música pro seu filho?"


- Faça o repertório ter história.


4. Adaptar a metodologia ao tempo real. Simplifique, sem infantilizar.

- Acolha pausas:

 "Você não perdeu o ritmo. A música continua dentro de você."
- Mantenha o vínculo:

"A gente tá aqui quando quiser voltar, com tudo."


5. Trabalhar afeto e autoestima

- Reforce: "Errar é ensaio, não fracasso."
- Elogie o processo: não apenas o resultado.
- Crie um clima leve: música é também descanso, as vezes o aluno mais vai conversar do que praticar


O que fazer quando o aluno não está engajado?


É essencial que o professor reconheça que a desmotivação do aluno pode ser gerada não apenas durante a aula, mas por uma série de fatores que impactam esse estado. Nesse cenário, um docente atento é capaz de identificar essas sutilezas e pode agir, implementando estratégias que estimulem a criatividade do aluno, promovendo um maior engajamento. A prática da escuta ativa, ao iniciar a aula com músicas, é crucial para reabilitar o interesse do aluno; não é apropriado, nem ético, afirmar de forma explícita para o aluno que ele está desmotivado. O professor, como facilitador, dispõe de abordagens que garantem ao aluno um ambiente seguro para seu desenvolvimento musical.


  • Criatividade como hábito (Sternberg, 2010).

Podemos observar que a escuta ativa, do exemplo de 5 minutos com o aluno usando fones de ouvido e ouvindo música de maneira consciente e focada, permite que ele escolha, por meio das perguntas abertas, como irá executar a tarefa proposta. Esse processo induz o cérebro do aluno ao caminho da motivação (recompensa a longo prazo), o que, por sua vez, o guia em direção à criatividade, fator essencial para aumentar seu engajamento. Contudo, esse desenvolvimento não ocorre de forma imediata; é necessário um processo contínuo de repetição, e aqui a paciência do professor é fundamental para aguardar os resultados. Por isso, é de suma importância que o professor também pratique a escuta ativa fora da sua aula, participando assim da proposta de transformar a criatividade em um hábito.

  • Criar blocos de aprendizagem.

O plano de aula é importante para a organização do aprendizado e para o acompanhamento do professor em sua proposta de ensino. Com o plano de aula o professor tera dados para poder medir o desenvolvimento dos alunos dentro da proposta de ensino e assim poderá reafirmar o que esta dando certo e ajustar o que não esta dando o resultado esperado.

Por meio do plano de aula, o professor terá a oportunidade de escolher uma música específica que já foi ou está sendo abordada para realizar micro-intervenções que incentivam o processo metacognitivo do aluno. Por exemplo, ao revisitar uma música já trabalhada, o professor pode pedir que o aluno altere uma pequena parte de um trecho selecionado, solicitando que enfatize uma expressão em uma seção da canção que apresenta um ataque ou variação emocional, como feliz ou triste.

E o que caracteriza o aspecto metacognitivo desse exemplo é proporcionar ao aluno a possibilidade de estabelecer uma meta (a longo prazo) e realizar pequenas ações que o conduzam em direção a esse objetivo maior. Isso implica em incentivar o aluno a perceber que, por meio de pequenas etapas e objetivos menores interligados ao grande propósito que pode, por exemplo, ser a apresentação, gravação e publicação (os alunos decidem se preferem expor no mural do site ou na internet) do Atelier Criativo, essas instâncias impulsionam a motivação do aluno.


  • Modalidades do fazer musical (Swanwick, 2003) 

O processo de fazer música envolve apreciação, composição e execução. Um ponto a ser considerado é a escala pentatônica. Esses aportes teóricos e práticos auxiliam o professor na análise e compreensão do que está ocorrendo em sala de aula com seus alunos. 

Exemplos de cada item: 

- Na composição, o professor pode avaliar como as ideias dos alunos estão se organizando. 

- Na apreciação, o professor pode observar como os alunos estão ouvindo música e sua maturidade em gerar críticas para avaliar a composição. 

- Na execução, o professor pode verificar o nível de expectativa do aluno em relação aos itens anteriores e a possível dificuldade em executar o que espera. 

O objetivo é que o professor articule todos esses elementos, facilitando ao aluno a criação de conexões entre a prática, de modo a consolidar efetivamente o aprendizado. A escala pentatônica, composta por cinco notas, é um recurso valioso na improvisação musical e serve como uma “borda de segurança” para o aluno, permitindo que ele se aventure gradualmente com segurança. Isso contribui tanto para sua criatividade quanto para sua motivação e aprendizagem.


Estrategias para o ensino da musica


  • Questẽs em aberto

exemplo; inicio da aula com a escuta ativa com fones de ouvido.

  • Material musical

exemplo; escala pentatônica.

  • Projetos colaborativos com inicio, meio e fim

exemplo; atelier criativo.

  • Apresentações

exemplo; temas culturais, apresentação de fim de ano, dia das mães e o atelier criativo.

  • Metáforas

exemplo; do rio da apostila de violino.


Essas etapas referem-se ao ensino musical criativo e ativo, que é a proposta central e essencial para as aulas de música livre (Hobby). Não podemos aceitar como natural a frequência com que ouvimos dos professores de música livre que é "normal" os alunos saírem das aulas e não permanecerem. Isso reflete uma postura de um músico adolescente, para quem dar aulas significa algo diferente do que para um professor que compreende seu papel transformador por meio da música e que isso é a sua verdadeira profissão. O professor de música é um ser humano e pode ter dificuldade em sustentar sua motivação nas aulas, o que compromete a sua carreira. Reconhecer seu papel como educador e abraçar essa profissão torna sua prática profissional muito mais engajada, motivada e realista, evidenciando a beleza que o professor de música oferece à sociedade.


A coordenação pedagógica da Sanvit Aula surgiu com a proposta de ser um apoio fundamental para os professores que prestam serviços na nossa instituição. Reconhecemos a importância do seu papel e, mais do que isso, entendemos que, ao trabalharmos em conjunto, a jornada se torna mais leve. Não estamos aqui para ditar o que você, profissional da música, deve fazer, mas sim para oferecer suporte, garantindo que sua trajetória não seja solitária. Conte conosco sempre que precisar.

Frase-chave para lembrar:



"O aluno da Sanvit não vem para ser artista. Ele vem para se
reconhecer na arte."


Nosso papel é preservar o vínculo com a música como espaço de expressão, cuidado e conquista íntima.

Um fragmento do poeta espanhol Antonio Machado, da geração
de 1898:


          "Caminante, no hay camino, se hace camino al andar."

                                   ("Caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao caminhar.")


A satisfação está em percebermos que caminhamos, e apreciar o
caminho faz com que a chegada se tor
ne significativa. Cris.

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