Guia Interno Sanvit Aula

 Acolhimento e Prevenção da Evasão no Ensino Musical por Hobby

Perfil do Público Sanvit Aula



A maioria dos alunos da Sanvit Aula não buscam a profissionalização musical. Eles vêm pela experiência, pelo prazer, por um sonho antigo, por expressão emocional,  ou para cantar com mais segurança em igrejas, karaokês ou com amigos. Nosso desafio pedagógico é manter o vínculo mesmo quando a rotina aperta, a motivação oscila ou o progresso parece invisível.

Hobby

Paixão

Referencia

Necessidade

Diagnostico

Por que alunos por hobby desistem?

Alguns exemplos:

1.

Desmotivação por falta de progresso percebido.

2.

Expectativas desalinhadas.

3.

Vida corrida / cansaço emocional.

4.

Vida corrida / cansaço emocional.

Por que alunos por hobby desistem?


Desmotivação por falta de progresso percebido: "Sinto que não saio do lugar." "Acho que não tenho dom."
Expectativas desalinhadas: "Achei que fosse aprender mais rápido." "Só queria tocar umas músicas."
Vida corrida / cansaço emocional: "A aula é o meu momento, mas às vezes eu tô exausto." Vergonha ou insegurança" "Todo mundo toca melhor que eu." "Tenho medo de errar."

Vida corrida / cansaço emocional: "A aula é o meu momento, mas às vezes eu tô exausto."
Vergonha ou insegurança: "Todo mundo toca melhor que eu." "Tenho medo de errar."
Mudança de foco ou prioridade: "Agora não é o momento, depois eu volto."

Estratégias da Sanvit para Prevenir a Evasão


Desmotivação por falta de progresso percebido: "Sinto que não saio do lugar." "Acho que não tenho dom."
Expectativas desalinhadas: "Achei que fosse aprender mais rápido." "Só queria tocar umas músicas."
Vida corrida / cansaço emocional: "A aula é o meu momento, mas às vezes eu tô exausto." Vergonha ou insegurança" "Todo mundo toca melhor que eu." "Tenho medo de errar."

Vida corrida / cansaço emocional: "A aula é o meu momento, mas às vezes eu tô exausto."
Vergonha ou insegurança: "Todo mundo toca melhor que eu." "Tenho medo de errar."
Mudança de foco ou prioridade: "Agora não é o momento, depois eu volto."

Estratégias da Sanvit para Prevenir a Evasão

1. Apresentações simbólicas
- Proponha gravações ou encontros musicais afetivos.
- Ajude o aluno a ver e ouvir sua própria evolução.
- Envolva quem é impor
tante para ele.




2. Mostrar evolução com micro vitórias

 - Grave pequenos vídeos de antes e depois.
.
- Diga: "Percebe como agora você faz a troca de acordes com mais segurança?"
- Reforce o tempo investido:  "Isso que você conquistou é seu!, não é perdido"

3. Crie trilhas personalizadas de aprendizado

- Inclua músicas que fazem sentido para o aluno.

- Lance desafios afetivos: "Vamos executar essa música pro seu filho?"
- Faça o repertório ter história.

4. Adaptar a metodologia ao tempo real. Simplifique, sem infantilizar.

- Acolha pausas:

 "Você não perdeu o ritmo. A música continua dentro de você."
- Mantenha o vínculo:

"A gente tá aqui quando quiser voltar, com tudo."

5. Trabalhar afeto e autoestima

- Reforce: "Errar é ensaio, não fracasso."
- Elogie o processo: não apenas o resultado.
- Crie um clima leve: música é também descanso, as vezes o aluno mais vai conversar do que praticar

Frase-chave para lembrar:



"O aluno da Sanvit não vem para ser artista. Ele vem para se
reconhecer na arte."


Nosso papel é preservar o vínculo com a música como espaço de expressão, cuidado e conquista íntima.

Um fragmento do poeta espanhol Antonio Machado, da geração
de 1898:


          "Caminante, no hay camino, se hace camino al andar."

                                   ("Caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao caminhar.")


A satisfação está em percebermos que caminhamos, e apreciar o
caminho faz com que a chegada se tor
ne significativa. Cris.

Quer falar?

Contact Us