Neuroanatomia
Neuro (relativo ao sistema nervoso)
Anatomia ( estudo da estrutura dos organismos)
Neurônios
O Sistema Nervoso
O neurônio é a unidade celular funcional do sistema nervoso que, em conjunto com a neuróglia (ou células da glia), formam o tecido nervoso. As células que compõem
o sistema nervoso podem ser divididas em duas categorias: as células nervosas (ou neurônios) e as células de suporte ou sustentação, chamadas de células da glia. Os neurônios são as principais células do sistema nervoso, sendo células distintas, especializadas na sinalização elétrica e que se comunicam por meio de contatos especializados chamados de sinapses, conforme expresso na figura 1. Já as células da glia não são capazes de sinalização elétrica significativa, contudo, elas apresentam funções essenciais que contribuem para a manutenção, suporte e regeneração do sistema nervoso. Ele é dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico(SNP), como é possível verificar na figura 1.
Podemos observar que os neurônios são as unidades celulares funcionais do sistema nervoso. No ponto (A) o esquema de uma célula nervosa é mostrado com ilustrações de dendritos, corpo celular e axônio. As terminações pré-sinápticas do neurônio são mostradas fazendo sinapses nos corpos celulares dos neurônios pós-ganglionares. Há exemplos selecionados de três classes de neurônios: (B1) unipolar, (B2) bipolar e (B3)multipolar.

sistema nervoso

Neurônio

Célula gliais

Principais componentes do sistema nervoso
O Sistema Nervoso Central (SNC)
O SNC consiste na junção entre a medula espinal e o encéfalo. O encéfalo humano adulto contém quase 95% do tecido nervoso de todo o corpo, sendo ainda subdividido em seis regiões principais: (1) o cérebro, (2) o diencéfalo, (3) o mesencéfalo, (4) a ponte, (5) o bulbo e (6) o cerebelo, como na figura 3.

SNC

1. Cérebro
Dentre as estruturas citadas, o cérebro é a maior parte do encéfalo, apresentando centros nervosos que estão relacionados a diversas funções do organismo como a capacidade sensorial, cognitiva, de aprendizagem, memória, percepção corporal, orientação espacial e coordenação motora. O cérebro pode ser dividido em dois grandes hemisférios cerebrais (direito e esquerdo), separados pela fissura longitudinal. Os hemisférios cerebrais possuem diferentes regiões denominadas lobos, que podem ser divididos em quatro regiões que desempenham as principais funções motoras, sensoriais e cognitivas do nosso organismo:
- Lobo frontal: área responsável por movimentos voluntários, linguagem, habilidades cognitivas, emoções e personalidade.
- Lobo temporal: área responsável por nossa memória e estímulos auditivos.
- Lobo parietal: área responsável pela percepção sensorial (tato, dor, pressão e
temperatura). - Lobo occipital: área responsável pelo processamento da informação visual.
A superfície do cérebro, o córtex cerebral, é uma região que apresenta grande quantidade
de dobras, chamadas circunvoluções. É no córtex que ocorre o processamento consciente
do pensamento, as funções intelectuais, o armazenamento e a recuperação da memória e
os padrões motores complexos.
Lobos cerebrais

2. Diencéfalo
Região central do cérebro, comunica-se com os hemisférios cerebrais e se divide em tálamo (área relacionada à integração sensorial e à integração motora), epitálamo e hipotálamo, sendo este o centro regulador da temperatura corporal, da sede, do sono, da saciedade, além de coordenar grande parte das funções endócrinas, como a produção dos hormônios reguladores da atividade hipofisária. Abaixo do hipotálamo, localiza-se a glândula hipófise, sendo esta dividida em adeno-hipófise e neuro-hipófise. A adeno-hipófise (lobo anterior) produz os hormônios do crescimento, a prolactina e os estimulantes – hormônio tireoestimulante (TSH), hormônio folículo estimulante (FSH) ,hormônio luteinizante (LH) e o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH). A neuro-hipófis
e(lobo posterior) não produz hormônios, apenas armazena e secreta os hormônios produzidos no hipotálamo
3. Mesencéfalo
Localiza-se entre o diencéfalo e a ponte, conectando várias partes do cérebro ao tronco encefálico. O mesencéfalo atua principalmente no controle da visão, da audição, o movimento dos olhos, assim como da cabeça e pescoço.
4. Ponte
Estrutura pertencente ao tronco encefálico, a ponte participa conjuntamente de algumas atividades do bulbo.
5. Bulbo
Integra o tronco encefálico e é responsável pelo controle de funções vitais como o controle das frequências respiratória e cardíaca, da tosse, do espirro, da deglutição e do controle involuntário da respiração através de quimiorreceptores que captam a saturação de oxigênio no sangue.
6. Cerebelo
Responsável pelo equilíbrio, locomoção, coordenação motora e postura corporal, além de controlar o tônus muscular. Na figura 3 é possível ver uma representação gráfica.
Principais divisões do encéfalo

O nosso cérebro realiza o processamento consciente do pensamento e todas as funções intelectuais nos hemisférios cerebrais, contudo, a maior parte do cérebro está envolvida no processamento de informação sensitiva e motora somática, informações captadas através do sistema nervoso periférico e enviadas ao SNC (MARIEB; WILHELM; MALLATT, 2014; MACHADO, 1993).
Neuroanatomia da Música
01
Audição musical:
lobo temporal; especialmente o hemisfério direito.
02
Execução musical:
Lobo frontal; controle motor e planejamento.
03
Leitura musical:
Integração do lobo occipital (visão), parietal (coordenação) e frontal (movimento).
04
Locais do orgão:
- Cerebelo: afinação motora e rítmica.
- Corpo caloso: integração entre as mãos e o ouvido (em instrumentistas).
- Sistema límbico: envolvimento emocional com a música.
O sistema Nervoso Periférico (SNP)
Por sua vez, o sistema nervoso periférico (SNP) compreende os nervos e gânglios, sendo um sistema que inclui neurônios sensoriais e motores. Os neurônios sensoriais são aqueles que conectam os receptores sensoriais da superfície ou os de dentro do corpo com circuitos de processamento relevantes no SNC.
Já a porção motora do sistema nervoso periférico consiste em dois componentes:
Os axônios motores que conectam o encéfalo e a medula espinhal aos músculos esqueléticos formam a divisão motora somática do sistema nervoso periférico;
As células e os axônios que inervam os músculos lisos, o músculo cardíaco e as glândulas formam a divisão motora neurovegetativa ou visceral.
Os gânglios são estruturas que contém corpos celulares das células nervosas do sistema nervoso periférico. No SNP, os axônios estão agrupados em nervos, que são feixes de axônios, muitos dos quais envolvidos pelas células gliais do sistema nervoso periférico, as chamadas células de Schwann.
O SNP é um sistema responsável por levar informações dos órgãos (sensitivas) e do ambiente para serem processadas no sistema nervoso central, obtendo uma resposta (motora). O SNP pode ser subdividido ainda em: sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo. O primeiro controla as ações voluntárias do corpo e que estão sob controle do ser humano. Por sua vez, o sistema nervoso autônomo apresenta ação involuntária através do controle de glândulas, músculos lisos e cardíacos (LENT, 2010; PURVES et al., 2010; KANDEL, 2014).
sistema nervoso periférico (snp)

Neuroanatomia e aprendizagem
01
Neuroplasticidade:
capacidade do cérebro de se reorganizar com o aprendizado.
02
Córtex pré-frontal:
papel na atenção e tomada de decisões.
03
Sistema dopaminérgico:
motivação e aprendizagem por recompensa.
04
Processamento multissensorial:
envolvimento emocional com a música. integração de som, imagem e movimento favorece a aprendizagem.

Neuroanatomia e Saúde Mental
01
Disfunções no sistema límbico:
podem contribuir para ansiedade, depressão, fobias.
02
Desequilíbrios no córtex pré-frontal:
associados à impulsividade, depressão.
03
Alterações no hipocampo:
ligadas a transtornos de memória e TEPT
04
Circuitos dopaminérgicos:
implicados em transtornos afetivos e dependência.
Para completar a sua aprendizagem assista ao video proposto
Artigo
Música e Neurodesenvolvimento: em busca de uma poética musical inclusiva
Autor: Mauro Muszkat Universidade Federal de São Paulo.
Médico neurologista, músico e compositor. Tem mestrado, doutorado e pós em neurociências pela UNIFESP. Atua como coordenador do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Interdisciplinar Infantil (NANI) do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP. Professor no Programa de Educação e Saúde da Infância e Adolescência (UNIFESP). Lidera o Grupo de Pesquisa em Reabilitação e Ensino em Neurociência Educacional do CNPq.
Artigo/Blog
Música e cognição!
Autora: Cristiane Barbosa.
Bacharel e licenciada em Filosofia e em Música. Especialista em Psicanálise e Análise do Contemporâneo, em Música e Cognição, e em Musicoterapia. Atua nas áreas de educação, saúde mental e artes, com ênfase nas intersecções entre música, subjetividade e processos formativos.